Descobrindo o encanto do inverno em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado conhecido por suas belas praias e clima ameno. No entanto, quando o inverno chega, revela um lado completamente diferente e encantador. E nós apaixonados pelo frio decidimos explorar os destinos de inverno nesse maravilhoso estado. Aqui, compartilho um pouco da nossa jornada pelos encantos de Urubici, Parque Mundo Novo (Cascata do Avencal), Cachoeira Papuã, Jardim Secreto (Ville de France), Morro da Igreja e a Pedra Furada, Morro do Campestre, Altos do Corvo Branco, Cânion Espraiado e a Montanha Infinita.

Urubici

Embarcamos na Estação Inverno Santa Catarina e nosso destino foi a bela cidade de Urubici, e posso afirmar que foi amor à primeira vista. Cidade, situada na Serra Catarinense, conhecida por suas baixas temperaturas e belas paisagens naturais. Ficamos hospedados em uma charmosa pousada com cabanas de madeira. A indispensável lareira nessa estação do ano e uma vista incrível para as montanhas que amanheceram cobertas de neblina e geada.

Parque Mundo Novo – Cascata do Avencal

Nossa primeira visita foi na famosa Cascata do Avencal, atrativo perfeito para quem procura contato com a natureza, aventura e muita diversão. A queda d’água com mais de 100 metros impressiona até os mais contidos, é um show da natureza, especialmente no inverno, quando as águas parecem ainda mais cristalinas.

Você pode contemplar a Cascata de vários ângulos do parque, inclusive da famosa passarela de vidro, com uma estrutura que avança sobre o penhasco, experiência indescritível, já para os que curtem um desafio maior é possível chegar na parte de baixo da cascata através de uma trilha pela mata que requer maior esforço e cuidados.

Cachoeira Papuã

O Eco Parque Cachoeira Papuã, é mais um daqueles atrativos turísticos da serra catarinense de nos deixa sem fôlego com paisagens maravilhosas somada a muita natureza e aventura, um parque moderno e planejado com excelente estrutura, toda adaptada para acessibilidade.  As passarelas com mais de 300 metros de extensão nos levam até uma incrível plataforma com mirante de vidro com 120 metros de altura para contemplação das duas belíssimas quedas d’água da Cachoeira Papuã.

Aventuras na Cachoeira

Os parques de aventura em Urubici proporcionam experiências inesquecíveis, como saltos de pêndulo, tirolesas, sky bikes, arvorismos, trilhas entre outros. Nós optamos pelo salto de pêndulo, impossível negar que saltar em queda livre não é assustador, mas na sequência você extravasa toda sua energia, e o que era assustador se transforma em muita diversão e adrenalina, uma experiência surreal.

Gastronomia Local

Outra experiência que você precisa vivenciar é saborear a maravilhosa gastronomia serrana. Tivemos a oportunidade de experimentamos o tradicional pinhão e o licor de butiá, típicos da região. Já a sequência de fondue de carnes, queijos e chocolates aquecem as noites frias na serra catarinense.

Jardim Secreto – Ville de France

O início da tarde reservamos para conhecer a atual sensação de Urubici, o Jardim Secreto (Ville de France) um pedacinho da Europa em plena Serra Catarinense, inspirado nos jardins franceses, um cantinho especial e charmoso para quem deseja fazer um passeio romântico, lugar que parece ter saído de um conto de fadas, com jardins floridos, lagos, pontes e uma charmosa capela.

São tantos detalhes no Jardim Secreto que você se sentirá como se estivesse fora do país, mesmo estando em terras catarinenses.

Morro da Igreja e a Pedra Furada

Um dos pontos turísticos mais famosos de Urubici é o Morro da Igreja a 1822 metros de altitude, local que funciona a base da Aeronáutica, responsável por monitorar o tráfego aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  A vista do Morro da Igreja dá para a famosa escultura natural, Pedra Furada, situada dentro do Cânion Três Barras, marco natural da divisa entre as cidade de Orleans, Urubici e Bom Jardim da Serra.

A vista no topo do Morro é deslumbrante e única no mundo, apesar do vento gelado, a sensação de estar acima das nuvens com aquela escultura natural à nossa frente é inesquecível. 

Não há cobrança de ingressos, porém, o acesso ao Morro da Igreja é limitado por horários e feito sob agendamento, devido à pequena quantidade de vagas de estacionamento no local, as autorizações devem ser realizadas através do site da ICMBIO e depois retiradas pessoalmente na ICMBIO no centro da cidade de Urubici.

Morro do Campestre

O Morro do Campestre é composto por um grupo de formações rochosas de arenito, situadas no alto de uma montanha a 1380 metros de altitude, com uma vista privilegiada.

Lá no alto você tem uma vista de 360 graus, onde é possível ver o extenso vale verde, a estrada e as sinuosas curvas do rio Canoas. O Morro do Campestre é muito procurado por turistas para apreciar o pôr do sol um espetáculo de cores inesquecíveis no céu da serra catarinense.

Altos do Corvo Branco

No dia seguinte, seguimos por belas paisagens serranas que nos levaram até a fenda da Serra do Corvo Branco esculpida pelo homem e em seu coração, fomos conhecer um dos parques mais famosos da Serra Catarinense o Parque Altos do Corvo Branco, um passeio em meio a natureza que esconde um verdadeiro tesouro cênico. Afinal, são vários mirantes espetaculares, com trilhas, caminhadas e um cenário natural perfeito na cidade de Urubici.

Os mirantes de vidros que integram o parque foram cuidadosamente projetados para integrar-se à natureza circundante, nos proporcionando perspectivas únicas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Cânion Espraiado e Montanha Infinita

Para fechar o nosso final de semana em Urubici com chave de ouro, o Cânion Espraiado somado a Montanha Infinita foram os nossos últimos atrativos, o deslocamento foi em 4 x 4 com visita guiada, um trajeto com paisagens maravilhosas, com uma breve parada na Pedra da Águia, mais uma das obras naturais esculpidas pela força do vento na serra.  

O Cânion Espraiado fica na parte sul do Campo dos Padres, com seus imensos penhascos verticais, quedas d’agua como a Cachoeira do Adão, que despencam exibidamente em seus gigantescos paredões, compondo cenários incríveis de tirar o fôlego, lugar perfeito para caminhadas e contemplação da natureza.

Dentro do mesmo parque optamos por nos deslocar até a Montanha Infinita localizada no ponto mais alto do parque, a 1600m de altitude, lugar fantástico onde fica um dos mais famosos balanços infinitos bastante procurado por turistas que buscam um nascer do sol inesquecível e que rende fotos incríveis.

Escrito by: Nilo Luiz Ronchetti / @santaebelacatarina